O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania anunciou neste sábado (11) que vai oferecer assistência e proteção aos líderes e demais moradores do Assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A decisão ocorre após o assentamento, localizado em Tremembé (SP), ter sido atacado por homens armados na noite de sexta-feira (10). Segundo o MST, duas pessoas foram mortas a tiros e ao menos outros seis estão feridos, alguns em estado grave. Um deles não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde deste sábado.
Os criminosos teriam adentrado o assentamento por volta das 23h, utilizando cinco carros e duas motos, e dispararam contra as vítimas, que estavam em um espaço coletivo.
"O MDHC, por meio do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), está buscando mais informações sobre os fatos ocorridos e oferecerá assistência para as lideranças do assentamento e sua coletividade", afirmou a pasta em nota.
No ofício enviado à PF, segundo o Palácio do Planalto, o ministro em exercício, Manoel Carlos de Almeida Neto, cita a violação a direitos humanos. Uma equipe da PF, com agentes, perito e papiloscopista foi deslocada para o local. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou, neste sábado, que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para investigar o ataque
"O grave ataque contra o assentamento do MST e o assassinato de duas lideranças soma-se aos alertas anteriores para a urgência de fortalecimento das políticas de proteção aos defensores de direitos humanos que integrem as esferas federal e estadual, os sistemas de Justiça e de Segurança Pública e as redes de proteção, definindo as responsabilidades e o tipo de dinâmica e relacionamento para garantir a proteção das defensoras e dos defensores de direitos humanos", disse o ministério em nota.
A pasta comandada por Macaé Evaristo também informou que o MDHC "vai reforçar suas ações para o fortalecimento das práticas coletivas de proteção das comunidades, associações, grupos, organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil que fazem a proteção popular desses agentes."
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF