Ouça este conteúdo
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deve ser ouvido nesta quarta-feira (9), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A reunião está marcada para as 14h. O ministro de Lula (PT) foi convocado a prestar esclarecimentos sobre o aumento no número de invasões de propriedades rurais, desde o começo do ano. Rui Costa deve falar ainda sobre sua atuação durante o mandato como governador da Bahia.
O relator da CPI e autor do requerimento de convocação, deputado Ricardo Salles (PL-SP), mencionou, dentre as suas justificativas que, como governador, Rui Costa chegou a criticar a presença da Força Nacional nos assentamentos do extremo sul baiano.
A base governista e defensora do MST na CPI tentou blindar o ministro Rui Costa por pelo menos duas vezes, adiando a votação. A aprovação do requerimento ocorreu na primeira reunião após o recesso parlamentar, no dia 1º de agosto.
Nesta terça a CPI do MST ouve pessoas que fizeram parte de assentamentos do MST localizados no sul da Bahia. Os ex-assentados relatam ameaças e atos violentos e expõem o funcionamento interno do MST, incluindo o papel de lideranças e o modus operandi durante invasões de terras.
VEJA TAMBÉM:
- Rui Costa é convocado para prestar depoimento na CPI do MST
- Rui Costa blindado: como a esquerda tenta barrar a convocação do ministro de Lula na CPI do MST
- Dois anos estacionado: MST consegue emperrar inquérito que investigava agressões na Bahia
- José Rainha nega financiamento de invasões em sessão de CPI marcada por bate-bocas