Cinco ministros que integram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram chamados para participar de reuniões na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24). O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antônio Amaro dos Santos, foi convocado – quando não há possibilidade de recusa – para prestar esclarecimentos aos deputados da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Os parlamentares querem explicações sobre o vídeo que mostra a atuação do ex- titular da pasta, Gonçalves Dias, durante os atos de vandalismo às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no 8 de janeiro.
Outros quatro ministros foram convidados pelos deputados para comparecer às comissões e já confirmaram presença, de acordo com informações do Legislativo. São eles: Marina Silva, Paulo Pimenta, Mauro Vieira e Silvio Almeida.
Marina Silva estará na quarta-feira na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os deputados querem explicações sobre os planos do governo Lula para essa área.
Outro integrante do primeiro escalão da gestão petista que vai à Câmara nesta quarta é Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ele foi convidado por integrantes das Comissões de Comunicação, e de Fiscalização Financeira e Controle para explicar o plano do governo para o setor, além das ações adotadas para garantir a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.
Já o chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, foi convidado para ir até a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para falar sobre o futuro da política externa brasileira, além de explicar as prioridades da pasta no atual governo.
Na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o convidado é o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida. O objetivo é saber quais são os planos do Executivo para a população idosa. O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, também foi convidado pelos deputados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião