Todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), 12 dos 33 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 5 dos 7 ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participarão do 12º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. Realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, o evento tem entre os organizadores o ministro do STF, Gilmar Mendes.
Além dos ministros das Cortes superiores, o evento também contará com a presença de 14 dos 39 ministros do governo Lula, incluindo o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que comanda a pasta da Indústria e Comércio.
O Fórum ainda terá a participação de 9 dos 27 governadores do estados brasileiros, além das participações dos presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Também estarão presentes dois prefeitos, 7 senadores (sem contar o presidente do Senado) e 5 deputados (sem contar o presidente da Câmara).
Apelidado de “Gilmarpalooza”, o megaevento reunirá, pela primeira vez, o maior número de autoridades brasileiras fora do Brasil.
O Fórum acontece todos os anos e, segundo a divulgação do evento, “em sua décima segunda edição, será abordado um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa. Com temáticas transversais, busca-se maior compreensão sobre os desafios que se colocam no mundo atual, como meio ambiente, segurança, saúde, imigração”.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, vai palestrar sobre “Inteligência Artificial e governança: Riscos éticos, econômicos e eleitorais”.
O ministro Alexandre de Moraes vai falar sobre “o mundo em eleições e o futuro da democracia representativa”.
Já o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, falará sobre “a encruzilhada do comércio global”.
Para falar sobre "o papel da mídia contemporânea" estarão presentes os jornalistas Reinaldo Azevedo, Mônica Bergamo e Cristiano Romero.
Lira e Pacheco estarão na Mesa de abertura do evento.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF