Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagem ao exterior

Ministros de Lula e Moraes são convidados para eventos em NY em meio à tragédia no RS

Lula e Silveira
Entre os ministros convidados está Alexandre Silveira, que não viajou e tem uma marcação oficial em Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Três ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estão convidados para participar de eventos brasileiros em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda (13) e terça (14).

São eventos realizados pelo Esfera Brasil e pelo Lide e ocorrem em meio ao desenrolar da tragédia no Rio Grande do Sul que já vitimou 147 pessoas. As enchentes mobilizaram o governo federal em socorro ao estado.

De acordo com as programações dos eventos, os ministros convidados são Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações) e Renan Filho (Transportes), além de Jorge Viana, que preside a ApexBrasil, para o encontro do Esfera Brasil nesta segunda (13).

As agendas oficiais dos ministros, no entanto, não confirmam a viagem. A de Silveira aponta uma reunião em Brasília, as de Juscelino e de Renan Filho não apresentam marcações, e a de Viana não está disponível para consulta.

A Gazeta do Povo entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) para confirmar se os ministros viajaram ou ficaram no Brasil, que pediu para entrar em contato com cada um dos ministérios.

Os ministérios foram procurados pela reportagem, e o das Comunicações afirmou que Juscelino Filho foi convidado para o evento, mas que não comparecerá. Ele participou de uma reunião na Sala de Situação do RS, mais cedo, e cumpre agendas no próprio ministério, segundo a pasta.

O Ministério de Minas e Energia afirmou que Silveira também não viajará, embora a própria agenda oficial dele tenha destacado um compromisso em Brasília nesta tarde.

A pasta dos Transportes disse à Gazeta do Povo que Renan Filho cancelou a ida aos Estados Unidos "em total atenção à situação de emergência climática/humanitária" no Rio Grande do Sul e estará no estado entre terça (14) e quinta (16) para vistoriar as vias abertas para assistência na região de Porto Alegre, Santa Maria e Serra Gaúcha.

A ApexBrasil respondeu à reportagem na quarta (15) que Viana participou do evento do Esfera Brasil e do lançamento do Surf USA Mobile.

Já o ministro Alexandre de Moraes foi convidado para participar do evento do Lide Grupo de Líderes Empresariais na terça (14). O STF também foi procurado pela reportagem para confirmar se ele viajou ou não, e ainda não respondeu ao questionamento.

Há ainda um terceiro evento em Nova York promovido pelo jornal Valor Econômico a ser realizado na quarta (14), e que teve o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, convidados para participar.

À Gazeta do Povo, a Fazenda confirmou a participação de Durigan no evento -- ele já tem uma marcação em Nova York na noite desta segunda (13). Por outro lado, o Banco Central ainda não respondeu a reportagem.

Além dos ministros e integrantes do governo, os três eventos também terão a presença de oito parlamentares, entre eles o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que articulou o apoio do partido ao governo, e Jaques Wagner (PT-BA), líder de Lula no Senado.

Os gabinetes dos senadores confirmaram à reportagem que eles foram convidados para participar do evento de terça (14), mas não vão comparecer. Alcolumbre está no Amapá, enquanto que Wagner está em Brasília.

Também foram convidados 11 governadores para participarem do evento: Claudio Castro (PL-RJ), Eduardo Riedel (PSDB-MS), Gladson Cameli (PP-AC), Helder Barbalho (MDB-PA), Mauro Mendes (União-MT), Ratinho Jr (PSD-PR), Renato Casagrande (PSB-ES), Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (União-AM), Ronaldo Caiado (União-GO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Outros convidados dos eventos são o ex-presidente Michel Temer (MDB); o presidente da Febraban, Isaac Sidney; o presidente da Fiesp, Josué Gomes; entre outros da iniciativa privada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.