O ex-deputado Roberto Jefferson| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a visita de familiares do ex-deputado Roberto Jefferson ao Hospital Samaritano Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde Jefferson cumpre prisão preventiva desde junho deste ano. O ex-deputado foi preso em outubro de 2022 por descumprimento de medidas cautelares.

CARREGANDO :)

No início de junho, a defesa de Jefferson informou sobre o quadro de saúde do ex-deputado e a falta de condições de atendimento na unidade prisional.

Jefferson estava com suspeita de retorno do câncer, além de apresentar quadro de depressão severa. O ex-deputado também havia caído e batido a cabeça, possivelmente, por desidratação e desnutrição.

Publicidade

Após apelos da defesa e de parlamentares, Moraes concedeu a transferência de Jefferson para um hospital particular.

Na época, um laudo da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado apontou a presença de tumores no pâncreas, testículos e intestino de Jefferson, além de diabetes, hipertensão, depressão, insônia e ansiedade.

Poderão visitá-lo os seus filhos, Cristiane Brasil e Roberto Jefferson Monteiro Francisco Filho; e a sua mãe, Neusa Dalva Monteiro Francisco.

Na decisão, Moraes libera a visitação, mas ressalta a manutenção das medidas cautelares impostas ao ex-deputado.

“Ressalto que se mantém inalteradas as demais medidas cautelares impostas, notadamente quanto à proibição de qualquer comunicação exterior, uma vez que permanece na condição de preso, inclusive sendo vedada a participação em redes sociais de sua titularidade, de interpostas pessoas ou partidos políticos ou de quaisquer outras pessoas; proibição de conceder qualquer espécie de entrevista, independente de seu meio de veiculação, salvo mediante prévia e expressa autorização judicial; e proibição de comunicação com quaisquer dos investigados no Inq. 4.874/DF”, diz  um trecho do despacho.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]