Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ministro do STF

Moraes deve participar do 7/9 com Lula antes de ser alvo de protesto na Paulista

Moraes irá ao 7/9 com Lula antes de ser alvo de protestos em SP
O presidente Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deve acompanhar o desfile cívico-militar do 7 de Setembro ao lado do presidente Lula (PT), em Brasília.

No mesmo dia, Moraes será alvo de protestos na Avenida Paulista, em São Paulo, onde manifestantes pedirão o impeachment do ministro.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo (Estadão), o convite do presidente Lula a Moraes foi transmitido pelo ministro da Defesa, José Múcio. Os outros ministros do Supremo também foram convidados.

“Eu convidei o ministro Alexandre, em nome do presidente, e ele respondeu prontamente que vai ao nosso desfile do 7 de Setembro. Estou chamando todos os ministros do STF”, disse Múcio ao Estadão.

O desfile em Brasília está marcado para começar por volta das 8h45 do sábado (7).

À tarde, manifestantes pedirão “Fora, Moraes” em protestos na Paulista 

Parlamentares da oposição veem no ato do dia 7 de Setembro, na Paulista, uma forma de pressionar o Senado pelo impeachment do ministro.

Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença no ato da Paulista e reforçou o convite à população.

Os protestos contra Moraes também foram endossados por Elon Musk, dono do X, que tem usado a rede social para denunciar “ordens ilegais” do ministro contra perfis da rede social.

Moraes é o responsável pela ordem judicial que baniu o X do Brasil como punição por Musk se negar a cumprir as ordens contra perfis.

Governo Lula queria MST e MTST no 7 de Setembro

No início desta semana, jornais noticiaram que representantes de grupos invasores, como Movimento Sem-Terra (MST) e Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), desfilariam no 7 de Setembro, em Brasília, como homenageados do governo Lula pela participação na reconstrução do Rio Grande do Sul.

A demanda do governo teria causado desconforto entre os militares, responsáveis pela organização do evento.

Nesta terça-feira (3), o governo informou à Gazeta do Povo que este ano não será possível a participação do MST e MTST por causa de problemas na organização da logística do evento.

Este ano, o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, está estruturado em três eixos temáticos: realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro; vacinação; e a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Dentro da temática do Rio Grande do Sul serão homenageados militares do Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira (FAB); da Força Nacional de Segurança; do Governo do Distrito Federal; bombeiros; integrantes da Defesa Civil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.