Ouça este conteúdo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), serão homenageados na próxima semana com duas condecorações que fazem alusão à busca pela Justiça e a fidelidade. Eles receberão o troféu Sancho Pança e o prêmio Dom Quixote, respectivamente, da revista Justiça e Cidadania.
Os prêmios, diz a publicação, são entregues a brasileiros que atuam na “defesa da ética, da Justiça e dos direitos à cidadania” desde 1999. Além de Moraes e Pacheco, também serão homenageados o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ministro Cristiano Zanin, do STF; o advogado-geral da União, Jorge Messias, entre outros políticos, integrantes dos tribunais superiores e outros órgãos – 19 pessoas ao todo.
Pacheco será agraciado com o prêmio Dom Quixote, que é concedido a personalidades que se destacam na promoção de valores como Justiça com postura mais pragmática. Já Moraes, que recebeu o prêmio Dom Quixote em 2021, será homenageado com o troféu Sancho Pança, uma distinção oferecida àqueles que, após já terem sido premiados, demonstraram fidelidade aos ideais que lhes valeram o reconhecimento inicial.
Os prêmios fazem referência à obra “Dom Quixote de la Mancha”, escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes em 1605. Na trama, Dom Quixote é um cavaleiro idealista que busca a justiça, enquanto seu fiel escudeiro, Sancho Pança, o acompanha com uma postura mais pragmática.
A revista Justiça & Cidadania, que organiza a premiação, é vinculada ao Instituto Justiça & Cidadania (IJC), uma instituição que, além de suas atividades no setor editorial, promove eventos e palestras com a participação de ministros do STF, STJ e TST.
Esses eventos, realizados com parceiros públicos e privados, geram cachês substanciais, que podem chegar a R$ 50 mil por hora de palestra. Nos últimos anos, segundo apuração do Estadão, o instituto já realizou 21 eventos com a presença de membros do Judiciário.
A entrega da premiação será no dia 22, às 18h, no Salão Branco da sede do STF, em Brasília.