O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), serão homenageados na próxima semana com duas condecorações que fazem alusão à busca pela Justiça e a fidelidade. Eles receberão o troféu Sancho Pança e o prêmio Dom Quixote, respectivamente, da revista Justiça e Cidadania.
Os prêmios, diz a publicação, são entregues a brasileiros que atuam na “defesa da ética, da Justiça e dos direitos à cidadania” desde 1999. Além de Moraes e Pacheco, também serão homenageados o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ministro Cristiano Zanin, do STF; o advogado-geral da União, Jorge Messias, entre outros políticos, integrantes dos tribunais superiores e outros órgãos – 19 pessoas ao todo.
Pacheco será agraciado com o prêmio Dom Quixote, que é concedido a personalidades que se destacam na promoção de valores como Justiça com postura mais pragmática. Já Moraes, que recebeu o prêmio Dom Quixote em 2021, será homenageado com o troféu Sancho Pança, uma distinção oferecida àqueles que, após já terem sido premiados, demonstraram fidelidade aos ideais que lhes valeram o reconhecimento inicial.
Os prêmios fazem referência à obra “Dom Quixote de la Mancha”, escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes em 1605. Na trama, Dom Quixote é um cavaleiro idealista que busca a justiça, enquanto seu fiel escudeiro, Sancho Pança, o acompanha com uma postura mais pragmática.
A revista Justiça & Cidadania, que organiza a premiação, é vinculada ao Instituto Justiça & Cidadania (IJC), uma instituição que, além de suas atividades no setor editorial, promove eventos e palestras com a participação de ministros do STF, STJ e TST.
Esses eventos, realizados com parceiros públicos e privados, geram cachês substanciais, que podem chegar a R$ 50 mil por hora de palestra. Nos últimos anos, segundo apuração do Estadão, o instituto já realizou 21 eventos com a presença de membros do Judiciário.
A entrega da premiação será no dia 22, às 18h, no Salão Branco da sede do STF, em Brasília.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF