O ministro Alexandre de Moraes disse nesta quarta-feira (13), durante o julgamento do primeiro réu do 8 de janeiro, que “extremistas que não gostam do Supremo Tribunal Federal (STF) são a minoria da população”. A declaração foi uma resposta ao advogado do réu Aécio Pereira, Sebastião Coelho da Silva, que, ao fazer sua sustentação oral, disse que os ministros do STF são "as pessoas mais odiadas nesse país".
“Isso ficou demonstrado nas urnas e nos atos golpistas, que uma minoria praticou. Isso foi repudiado pela população brasileira, que é séria, ordeira, digna, e que ficou aviltada com o que se fez aqui na Praça dos Três Poderes”, afirmou Moraes.
No início de seu voto, Moraes rejeitou as objeções preliminares da defesa, principalmente de que o STF não teria competência para julgar réus sem foro privilegiado, como o Aécio Pereira, e que os próprios ministros seriam suspeitos para condená-lo, porque seriam vítimas. O ministro vai dar seu voto sobre o mérito do caso de Pereira na tarde desta quarta-feira.
- Advogado de réu do 8 de janeiro diz que STF faz “julgamento político” contra ele
- “MPF não tem que descrever conduta de cada um”, diz PGR no julgamento de réus do 8/1
- STF inicia julgamento dos primeiros acusados de participação no 8/1; veja como será
- Primeiros julgamentos dos réus do 8 de janeiro no STF devem fixar teses para os demais
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF