Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
GT da Câmara

Moraes recebe parlamentares para discutir proposta sobre “minirreforma eleitoral”

Moraes recebeu integrantes do GT criado pela Câmara para propor uma minirreforma eleitoral para as eleições municipais de 2024. (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

Ouça este conteúdo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, recebeu nesta terça-feira (29), o grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para propor uma minirreforma eleitoral para as eleições municipais de 2024. Moraes disse aos parlamentares que a Corte eleitoral já encaminhou propostas sobre o tema, entre elas, uma para simplificar a tramitação das prestações de contas, informou o TSE, em nota.

O ministro informou ainda que o plenário do TSE vai editar uma súmula com critérios que caracterizam fraude na cota de gênero para orientar os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os partidos políticos. “Respeitamos a Justiça Eleitoral, dialogamos e queremos muita harmonia, daí a importância do Poder Legislativo ouvir o Tribunal Superior Eleitoral”, disse o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-AM), relator do GT.

Entre as discussões do grupo estão: a regulamentação das candidaturas coletivas e das chamadas “sobras de votos” do sistema proporcional; a formação de federações partidárias; a simplificação da prestação de contas; a antecipação dos prazos de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral; e regras de financiamento das campanhas e de inelegibilidade.

Durante o encontro, o relator do GT disse que pretende apresentar o anteprojeto da minirreforma eleitoral até o dia 6 de setembro. Assim, a Câmara e o Senado teriam, pelo menos, quatro semanas para apreciar e votar a matéria para que as mudanças possam valer em 2024.

Participaram da reunião a coordenadora do GT, Dani Cunha (União-RJ); Renata Abreu (Podemos-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ), o relator do GT, Rubens Pereira Júnior (PT-AM); Pedro Campos (PSB-PE); Thiago de Joaldo (PP-SE); Renildo Calheiros (PCdoB-PE); Baleia Rossi (MDB-SP); e Alexandre Guimarães (Republicanos-TO). Além dos deputados, também estiveram na reunião o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; os ministros Floriano de Azevedo Marques e Ramos Tavares, e o secretário-geral da Presidência do TSE, José Levi.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.