Ouça este conteúdo
O senador Sergio Moro (Podemos-PR) afirmou nesta segunda-feira (17) que o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para ter acesso a identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais é "injustificável". O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, pediu que as plataformas digitais enviem um arquivo com a "lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente".
"A diligência pretendida pelo subprocurador-geral, com a identificação completa de todos os milhões de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, é injustificável, além de provavelmente impraticável. Representa uma violação da privacidade de milhões de brasileiros. O MP deveria reconsiderar o requerido", disse o senador no Twitter. Moro atuou como ministro da Justiça do governo Bolsonaro.
Além da lista de seguidores, a PGR solicitou outras informações das contas oficiais do ex-presidente como a íntegra das postagens relativas às eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), STF, Forças Armadas, além de fotos e vídeos relativos a essas temáticas. A solicitação da PGR foi encaminhada para análise do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.