O vice-presidente, general Hamilton Mourão, defendeu que as medidas de isolamento contra o novo coronavírus não devem ser "oito ou oitenta". Em entrevista à Folha de São Paulo, publicada neste domingo (29), ele afirmou que o governo tem que proteger a população, mas salientou que "as características do Brasil são diferentes das de outros países" e que as medidas a serem adotadas contra a pandemia não podem ser discutidas "com paixão política".
"Temos de buscar um meio-termo" em relação a proteger a população e ao mesmo tempo não prejudicar a economia.
"Concordo que o Brasil não pode parar. Talvez agora chegue o momento de, em uma conversa entre a área técnica da medicina e a econômica, buscar posição onde determinadas atividades possam de forma progressiva retomar. Temos um temor de que muita gente desempregada e subempregada de uma hora para outra fique sem recurso", disse à Folha.
Mais tarde na entrevista, Mourão comentou que as restrições mais rígidas devem ser feitas onde a epidemia está concentrada, e nos outros lugares "que não estão tendo problema vamos deixar circular", citando como exemplo cidades pequenas de até 100 mil habitantes. "Basta impedir aglomeração", acrescentou.
Perguntado se o clima de beligerância entre o presidente e governadores está prejudicando o enfrentamento à Covid-19, Mourão disse que acredita estar havendo uma "falta de coordenação das ações no final" e que os governadores têm que "entender os limites e buscar uma coordenação com o governo federal".
Para o vice-presidente, a melhor forma de combater o vírus seria centralizar o planejamento, determinar objetivos e fazer um trabalho de coordenação paciente, "na busca do entendimento e dos melhores propósitos".
Durante a entrevista, o vice-presidente também afirmou que a Covid-19 é uma doença séria, e que a mídia está fazendo o papel dela, de informar.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF