Ouça este conteúdo
José Múcio Monteiro Filho assumiu oficialmente o cargo de ministro da Defesa na tarde desta segunda-feira (2). Diferente do que ocorreu em algumas cerimônias de outras pastas, Múcio elogiou o antecessor - general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira - e agradeceu o trabalho do ex-ministro da Defesa da gestão de Jair Bolsonaro (PL) durante os trabalhos da transição para a administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na presença dos comandantes da Forças Armadas, militares, ministros do novo governo, integrantes do Judiciário e familiares, Múcio afirmou que o sentimento era de responsabilidade em relação à condução equilibrada do espírito conciliador, cooperativo e agregador nas relações profissionais no ministério.
Múcio também destacou o seu respeito à cultura e às tradições militares. Ele ressaltou que o país e as Forças Armadas sempre se posicionaram a favor da paz, da democracia, do respeito às instituições e da cooperação com os vizinhos.
“Nossa história mostra que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica são instituições de Estado, respeitáveis e ciosas de seus papéis constitucionais. [São] regidas pelos princípios da hierarquia e pela disciplina, nelas profundamente arraigados. [Elas] constituem o esteio permanente de nossa soberania e são garantidoras últimas do nosso patrimônio material e imaterial”, disse o ministro em um trecho do seu discurso.
O ministro da Defesa disse que irá cuidar prioritariamente dos programas e projetos estratégicos conduzidos pela pasta e pelas Forças Armadas. Ele afirmou ainda que irá incrementar o intercâmbio das estruturas militares com a base industrial de defesa brasileira e com o meio acadêmico. O objetivo será estimular a evolução técnica, tecnológica, científica, comercial e com isso contribuir para o desenvolvimento nacional.
Antes do discurso de Múcio, o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general Laerte de Souza Santos, afirmou que o ministro terá o apoio da equipe da Defesa.
“Esteja seguro, senhor ministro, de que contará com todo apoio da equipe de valorosos profissionais do Ministério da Defesa para cumprir nobre e importante missão de manter a defesa nacional adequada à estatura político-estratégica do nosso país”, afirmou o general Souza Santos durante a posse do ministro da Defesa.