O governo federal cedeu uma área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do “Museu da Democracia”.| Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) que o “Museu da Democracia”, criado em alusão aos atos de 8 de janeiro, custará R$ 40 milhões. A obra será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo cedeu uma área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção.

CARREGANDO :)

“Após várias tratativas entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), foi definido que o Museu será construído no setor cultural, lado Norte da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro. O terreno já foi disponibilizado e, nos próximos dias, será formalizada a destinação para o devido fim”, disse o MinC nesta sexta (5), em nota.

Após a efetivação do terreno, a pasta e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançarão um concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico para o espaço. Apenas após essa etapa será possível licitar a execução da obra, com expectativa para ser iniciada em 2025. Segundo MinC, “o Museu será construído com a união dos setores democráticos do país e não estará ligado a um setor político”.

Publicidade

"O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia. Além disso, a institucionalização do Museu da Democracia deverá ser pautada por um processo participativo de consultas com especialistas, representantes de coletivos e entidades reconhecidamente engajadas em processos culturais e educativos voltados à valorização da democracia e dos direitos humanos", ressaltou a pasta.

O Museu da Democracia também terá o “Repositório do 8 de janeiro”, iniciativa do Ibram que será lançada na próxima segunda-feira (8), para abrigar um “memorial sobre os ataques antidemocráticos do ano passado” em um ambiente virtual.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]