O empresário Elon Musk aumentou a pressão sobre o governo em meio às críticas ao Judiciário brasileiro reveladas pelos "Twitter Files" e decidiu reduzir o preço cobrado pelo serviço de internet oferecido pela Starlink – de propriedade dele – e prometeu dar acesso à rede de graça em escolas públicas se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) romper os contratos que têm com a empresa.
As duas iniciativas foram anunciadas na noite de segunda (8) e são mais um passo na ofensiva do bilionário contra as restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a determinados perfis de brasileiros na rede social X, iniciada no último sábado (6).
A redução do preço do serviço da Starlink, por exemplo, visa aumentar a base de clientes da empresa no Brasil oferecendo um desconto de 50% para o kit de acesso à internet via satélite. A promoção inundou a rede X de anúncios desde a noite de segunda (8), oferecendo uma mensalidade de R$ 184 mais o equipamento no valor de R$ 1 mil.
Já o acesso gratuito à internet por escolas públicas – principalmente na região amazônica, onde a conexão é mais remota – será oferecido caso o governo cancele os contratos que têm com a Starlink. Um levantamento da BBC News Brasil mostra que 90% das cidades dos estados da Amazônia Legal utilizam o serviço da empresa.
Os contratos com a Starlink foram firmados ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e compreende cerca de 19 mil escolas de áreas rurais do país, além de monitorar o desmatamento e os incêndios ilegais na Amazônia. Há a expectativa de que, com a ofensiva de Musk contra o Judiciário brasileiro, o governo reavalie os negócios que têm com a empresa.
Ainda nesta terça (9), Lula cutucou Musk durante uma cerimônia no Palácio do Planalto voltada exatamente a uma iniciativa ambiental para a Amazônia.
Ele afirmou que “tem até bilionário tentando fazer foguete, fazer viagem, pra ver se encontra algum espaço lá fora, não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui, vai ter que utilizar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar o que tem aqui, a melhorar a vida das pessoas”, disse em referência à empresa SpaceX, também de Musk, que lançou no ano passado uma iniciativa para, no futuro, levar humanos ao planeta Marte.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF