Ouça este conteúdo
Ao discursar no Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, evento paralelo ao G20, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) defendeu que a luta contra a fome e a pobreza deve ser feita sem xingar ninguém.
Antes da fala do presidente, a primeira-dama, Janja, causou polêmica ao xingar o empresário Elon Musk, dono do X e futuro secretário do governo do presidente eleito Donald Trump, nos Estados Unidos.
“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade”, disse Lula.
Em sua fala, Janja também comentou sobre a morte de Francisco Wanderley Luiz, autor do atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes. Durante um evento paralelo ao G20 Social, a primeira-dama disse que o “bestão acabou se matando com fogo de artifício”.
Em outro momento, ao falar em um dos painéis do evento, Janja perdeu o decoro depois de responder de forma grosseira uma pessoa que chamou o evento de música da cúpula de "Janjapalooza”, na sexta-feira (15).
"Janjapalooza”
Idealizadora do festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a socióloga se irritou com uma mulher que estava na plateia de um painel sobre igualdade racial e chamou o encontro de "Janjapalooza".
O termo, que vem sendo utilizado por toda a imprensa, é uma brincadeira com o Lollapalooza (um dos maiores eventos musicais do mundo, realizado no Brasil desde 2012) e a forma como a socióloga tem se promovido às custas do festival – cujos três dias de shows terminam na noite do sábado (16).
Visivelmente incomodada, Janja fez questão de rebater a mulher diante do público, que estava rindo do apelido antes da bronca da primeira-dama.
"Não, filha, é Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?", disse, em tom grosseiro e causando um mal-estar geral entre os presentes.
Musk responde Janja e políticos da oposição repudiam fala desrespeitosa
“Eles vão perder a próxima eleição”, disse Musk, ao responder no X a um vídeo com o registro do xingamento de Janja.
Janja defendia a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação quando seu discurso foi interrompido pelo sinal sonoro de um navio que passava próximo ao local do evento, na região portuária do Rio.
"Deve ser o Elon Musk", disse, em tom de ironia, para depois usar a expressão vulgar “Fuck you, Elon Musk”.
Políticos da oposição também foram às redes sociais para repudiar a atitude desrespeitosa da primeira-dama.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou um print da resposta de Musk e afirmou que “temos mais um problema diplomático”.