Ao discursar no Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, evento paralelo ao G20, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) defendeu que a luta contra a fome e a pobreza deve ser feita sem xingar ninguém.
Antes da fala do presidente, a primeira-dama, Janja, causou polêmica ao xingar o empresário Elon Musk, dono do X e futuro secretário do governo do presidente eleito Donald Trump, nos Estados Unidos.
“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade”, disse Lula.
Em sua fala, Janja também comentou sobre a morte de Francisco Wanderley Luiz, autor do atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes. Durante um evento paralelo ao G20 Social, a primeira-dama disse que o “bestão acabou se matando com fogo de artifício”.
Em outro momento, ao falar em um dos painéis do evento, Janja perdeu o decoro depois de responder de forma grosseira uma pessoa que chamou o evento de música da cúpula de "Janjapalooza”, na sexta-feira (15).
"Janjapalooza”
Idealizadora do festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, a socióloga se irritou com uma mulher que estava na plateia de um painel sobre igualdade racial e chamou o encontro de "Janjapalooza".
O termo, que vem sendo utilizado por toda a imprensa, é uma brincadeira com o Lollapalooza (um dos maiores eventos musicais do mundo, realizado no Brasil desde 2012) e a forma como a socióloga tem se promovido às custas do festival – cujos três dias de shows terminam na noite do sábado (16).
Visivelmente incomodada, Janja fez questão de rebater a mulher diante do público, que estava rindo do apelido antes da bronca da primeira-dama.
"Não, filha, é Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?", disse, em tom grosseiro e causando um mal-estar geral entre os presentes.
Musk responde Janja e políticos da oposição repudiam fala desrespeitosa
“Eles vão perder a próxima eleição”, disse Musk, ao responder no X a um vídeo com o registro do xingamento de Janja.
Janja defendia a regulamentação das redes sociais para combater a desinformação quando seu discurso foi interrompido pelo sinal sonoro de um navio que passava próximo ao local do evento, na região portuária do Rio.
"Deve ser o Elon Musk", disse, em tom de ironia, para depois usar a expressão vulgar “Fuck you, Elon Musk”.
Políticos da oposição também foram às redes sociais para repudiar a atitude desrespeitosa da primeira-dama.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) postou um print da resposta de Musk e afirmou que “temos mais um problema diplomático”.
Reforma tributária altera imposto caótico criado para durar “até o final dos tempos”
Falhas de “tribunais raciais” de universidades geram insegurança jurídica
Reconhecimento explícito: Lula enviará embaixadora para posse de Maduro na Venezuela
Lula mentiu tanto em 2024 que até uma agência de esquerda compilou suas fake news
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF