O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça disse esperar que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja “justo” e sem “perseguição”. A declaração foi dada pelo ministro nesta quarta-feira (28) em uma coletiva de imprensa no XI Fórum Jurídico de Lisboa.
Nesta terça (27), o ministro Benedito Gonçalves, relator da ação, votou para tornar Bolsonaro inelegível por oito anos a partir das eleições de 2022. A Corte eleitoral vai retomar o julgamento na quinta (29) pela manhã.
“Eu não acompanhei o julgamento, vi rapidamente na imprensa um voto em uma direção prejudicial ao ex-presidente. O que eu espero é um julgamento justo, assim como nós não queremos uma perseguição para um lado, assim como se critica perseguição a certos atores políticos”, disse Mendonça.
Indicado por Bolsonaro ao STF, André Mendonça não ocupa uma cadeira no TSE. “Não podemos, por conveniência, ou por circunstância, compactuarmos com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e a mesma Justiça para quem não pensa ideologicamente como nós”, ressaltou o ministro.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião