Após a Câmara dos Deputados aprovar a reforma tributária, nesta sexta-feira (15), o presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), comemorou a aprovação e destacou o "papel reformista" do Congresso Nacional.
"O Congresso, na sua maioria, é reformista e liberal, e isso contribuiu na aprovação da reforma trabalhista, na reforma da previdência, e agora na tão sonhada reforma tributária", destacou o parlamentar, em entrevista ao vivo para TV Câmara.
Segundo Lira, os congressistas e o relator da proposta Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) se empenharam em garantir "um texto que dê longevidade, paz e simplicidade, que desburocratize, atraia investimentos e beneficie empresas".
"Não temos a ousadia de dizer que fizemos um texto perfeito, mas um texto possível dentro do parlamento, que tem a diversidade de pensamento e a qualidade diversificada de posicionamentos diferentes que pensam na sua população", declarou Lira.
Ele ainda destacou que o novo sistema tributário baseado na unificação de impostos no modelo de valor agregado é utilizado com sucesso por mais de 170 países.
O brasileiro, segundo Lira, poderá esperar um sistema mais simples e com potencial de atrair investimentos. "O intuito da reforma é ser neutra, ela vai desburocratizar e simplificar. Todos vão saber o que pagam de impostos, e esperamos aproveitar a transição para fazer do Brasil o país do presente e não do futuro", encerrou.
O presidente da Câmara adiantou que a promulgação da proposta deve ocorrer na próxima quarta-feira (20/12), em sessão conjunta do Congresso Nacional.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF