Ouça este conteúdo
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou nesta sexta-feira (1º) que votará contra a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). "Eu deixo muito claro que sou frontalmente contrário a esse indicação", disse.
Para o ex-vice-presidente do Brasil, o ministro não tem a "imparcialidade necessária" que o cargo no STF exige, pelo fato de Dino ter "largado a magistratura para se dedicar à política, no campo da esquerda radical".
"O ministro foi juiz, abandonou a magistratura, e em 2006 elegeu-se deputado federal. De lá pra cá, esteve única e exclusivamente voltado para política e como político de esquerda. Ele não representa a imparcialidade necessária para retomar a magistratura", declarou Mourão.
A sabatina de Dino na CCJ do Senado está marcada para o dia 12 de dezembro, e nesta quarta (29), ele iniciou as negociações com senadores e líderes em busca de votos favoráveis. O ministro precisa de pelo menos 41 votos favoráveis no plenário do Senado para assumir a vaga aberta no STF após a aposentadoria da ministra Rosa Weber.