O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu sinais de confiança de seu comparecimento à posse de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos, no dia 20, ao publicar, neste sábado (11), mensagens e imagens de sua viagem à praia de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), onde interagiu com apoiadores.
Em um dos vídeos divulgados, ele diz “De Mambucaba para Washington” e exibe fotos ao lado do recém-eleito presidente republicano. A cerimônia de posse está marcada para o dia 20, na capital americana. Contudo, a presença de Bolsonaro depende da liberação de seu passaporte, retido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A defesa do ex-presidente alega que ele foi convidado pelo próprio Trump e, por isso, solicitou a devolução do documento para que possa viajar. Moraes, porém, exige provas concretas do convite, afirmando que o pedido “não veio devidamente instruído com os documentos necessários”.
Nesta semana, os advogados de Bolsonaro encaminharam ao STF uma petição na qual apresentaram como evidência a cópia de um e-mail enviado pelo endereço info@t47inaugural.com ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Já está prevista a ida do próprio parlamentar, filho de Bolsonaro, e da ex-primeira-dama Michelle.
A mensagem convida o ex-presidente e um acompanhante para a posse de Trump e do vice-presidente eleito James David (JD) Vance, além do Starlight Inaugural Ball, evento marcado para a noite do mesmo dia 20. Moraes, entretanto, quer a confirmação oficial do convite antes de analisar o pedido de devolução do passaporte.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF