Após o primeiro ano de governo com pouca conversa com o Centrão, Bolsonaro e sua equipe vem tentando se aproximar do bloco em 2020, seja na Câmara ou no Senado.
Entenda quem são os novos aliados de Bolsonaro:
Conheça os novos apoiadores de Bolsonaro no Congresso Nacional
O presidente Jair Bolsonaro tem utilizado de almoços, jantares e cafés da manhã para aumentar o diálogo com grupos que até então não compunham o chamado bolsonarismo.
Um destes nomes é o atual líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR). Ele assumiu o posto em agosto e vem articulando para auxiliar os projetos da equipe econômica com o parlamento.
Outro integrante do PP que tem ganhado destaque é o deputado Arthur Lira (AL). O apoio dele vem desde abril e só aumentou desde então. A relação ficou tão boa que Lira é um dos nomes que Bolsonaro gostaria de ver na presidência da Câmara no próximo ano.
O senador Márcio Bittar (MDB-AC), foi apoiador desde as épocas das eleições. Mas agora assume um protagonismo por ser o relator do orçamento de 2021 e das PECs do Pacto Federativo e Emergencial.
O deputado Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, também aumentou seu apoio ao governo. Pesa ainda o fato de que seu partido conta com dois filhos de Bolsonaro, o senador Flávio e o vereador Carlos.
O senador Ciro Nogueira, do Piauí, é o presidente nacional do PP e um dos maiores nomes do Centrão no Congresso. Seu partido possui 47 representantes na Câmara e no Senado, número que Bolsonaro não quer abrir mão.
O senador Roberto Rocha, eleito pelo Maranhão, o líder do PSDB no Senado, tem sido importante para evitar que o partido rompa com o governo.