O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta sexta-feira (22) que não descarta uma eventual candidatura ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. “Não descarto. Orando”, respondeu o parlamentar a uma mensagem publicada em seu perfil no Instagram que dizia: “Nikolas, queremos você para governador 2026.”
Com 1,49 milhão de votos em 2022, Nikolas foi o deputado federal mais votado do Brasil naquela eleição. Atualmente, Minas Gerais é governada por Romeu Zema (Novo), que está em seu segundo mandato e, pela legislação, não poderá concorrer novamente ao cargo em 2026.
Aos 29 anos, Nikolas não atenderá à idade mínima de 35 anos para disputar por Minas Gerais uma das duas vagas do estado para o Senado na próxima eleição, mas estará apto a concorrer ao governo estadual ao completar 30 anos em maio de 2026. Ele tem se posicionado como uma figura de destaque no campo conservador, frequentemente alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e eventualmente com o governador Zema, sobretudo em pautas da direita.
Além de Nikolas, outros nomes já aparecem como possíveis candidatos para suceder Zema, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o vice-governador Mateus Simões (Novo), apontado por Zema como seu preferido para a sucessão, e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), também cotado para representar a direita no pleito estadual.
Nascido na favela Cabana Pai Tomaz, em Belo Horizonte, Nikolas iniciou sua carreira política como vereador da capital mineira pelo PRTB, exercendo o mandato entre 2020 e 2022. Formado em Direito pela PUC Minas, está atualmente em seu primeiro mandato como deputado federal, no qual presidente a Comissão de Educação. Caso não tente a conquista do Palácio da Liberdade, a tendência é buscar a reeleição.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF