Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Precatórios

Nikolas Ferreira questiona Tebet sobre quitação de precatórios após declaração de Ciro Gomes

Simone Tebet
Deputado vai questionar ministra sobre declaração de que precatórios foram oferecidos a apenas dois bancos com deságio. (Foto: Edu Andrade/Ministério da Fazenda)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vai pedir nesta terça (5) à ministra Simone Tebet, do Planejamento, explicações sobre a quitação integral de precatórios autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. O pedido ocorre dias depois do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) apontar irregularidades no processo.

Em uma entrevista à CNN Brasil no último sábado (2), Ciro alegou que o governo teria vendido os precatórios para poucos bancos com deságio de até 50%, o que ele considera uma “falcatrua maior que a do mensalão e do petrolão juntos”. Essa declaração motivou Nikolas a solicitar esclarecimentos à ministra, especialmente após a identificação da assinatura dela na primeira remessa de pagamento de precatórios.

“Ciro Gomes denunciou um possível escândalo do governo Lula envolvendo precatórios e bancos. Diante disso, protocolarei uma representação para que as acusações sejam investigadas. Ao mesmo tempo, solicitarei informações à Ministra do Planejamento, Simone Tebet, sobre o processo de quitação integral destes precatórios. Caso a resposta não seja esclarecedora, cabe ao Parlamento avaliar por meio de uma CPI a validade destas transações”, disse o deputado.

As falas de Ciro Gomes foram reproduzidas por outros deputados da oposição, como Carla Zambelli (PL-SP) e Kim Kataguiri (União-SP), com críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ministra e o governo não se pronunciaram sobre as declarações de Ciro Gomes.

No final de novembro de 2023, o STF autorizou a União a abrir crédito extraordinário para regularizar o pagamento dos precatórios de 2022 e 2023, derrubando restrições constitucionais que impediam o repasse aos beneficiários.

Em 20 de dezembro, o Executivo publicou uma Medida Provisória (MP) liberando R$ 93,1 bilhões no Orçamento com essa finalidade, e em janeiro deste ano, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) começaram a autorizar o saque dos precatórios de 2022, 2023 e 2024.

Mais recentemente, o governo liberou R$ 30 bilhões para o pagamento de precatórios em fevereiro, parte do montante previsto para todo o ano e que estaca programada inicialmente para julho. “A integralidade dos recursos orçamentários envolvidos já se encontra sob a gestão dos tribunais exequentes, para o efetivo pagamento aos respectivos beneficiários”, disse Gustavo Guimarães, secretário-executivo do Planejamento.

Além do requerimento de informações à ministra, Nikolas planeja protocolar uma representação no Ministério Público para que o caso seja investigado. Ele ressaltou a importância de esclarecer as acusações feitas por Ciro Gomes e, caso as respostas não sejam satisfatórias, considera a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para avaliar a validade das transações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.