O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quinta-feira (25) que vai questionar o Itamaraty sobre o credenciamento da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela chegou à capital francesa no começo da tarde para representar o presidente Lula (PT) no evento.
"Protocolarei um pedido de informações ao Itamaraty questionando como Janja obteve credencial de chefe de Estado para os Jogos Olímpicos, algo que não lhe cabe como primeira-dama", disse o parlamentar no X.
Janja conseguiu o documento há dois dias, após a intervenção da diplomacia brasileira e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Nikolas quer investigação da PGR sobre credencial de Janja
O COI, órgão responsável por credenciar autoridades, destacou que abriu uma "especial exceção" para o governo Lula ao permitir que a primeira-dama participe da cerimônia.
"Segundo informações obtidas na imprensa, interlocutores de Janja praticamente coagiram integrantes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para conseguir sua credencial”, afirmou o deputado.
Nikolas disse que pedirá a Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue o governo federal por suposto crime de abuso de autoridade. Ele apontou ainda que a primeira-dama "não foi eleita pelo povo".
“Diante disso, também farei uma representação à PGR para que seja investigado o suposto crime de abuso de autoridade por parte do Governo Federal. O Brasil não pode ser representado em um evento oficial por quem não foi eleito pelo povo, já basta o uniforme vergonhoso”, acrescentou o deputado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF