Nikolas pretende acionar a PGR e o Itamaraty sobre a credencial de Janja para as Olimpíadas.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.
Ouça este conteúdo

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quinta-feira (25) que vai questionar o Itamaraty sobre o credenciamento da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Ela chegou à capital francesa no começo da tarde para representar o presidente Lula (PT) no evento.

CARREGANDO :)

"Protocolarei um pedido de informações ao Itamaraty questionando como Janja obteve credencial de chefe de Estado para os Jogos Olímpicos, algo que não lhe cabe como primeira-dama", disse o parlamentar no X.

Janja conseguiu o documento há dois dias, após a intervenção da diplomacia brasileira e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Publicidade

Nikolas quer investigação da PGR sobre credencial de Janja

O COI, órgão responsável por credenciar autoridades, destacou que abriu uma "especial exceção" para o governo Lula ao permitir que a primeira-dama participe da cerimônia.

"Segundo informações obtidas na imprensa, interlocutores de Janja praticamente coagiram integrantes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para conseguir sua credencial”, afirmou o deputado.

Nikolas disse que pedirá a Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue o governo federal por suposto crime de abuso de autoridade. Ele apontou ainda que a primeira-dama "não foi eleita pelo povo".

“Diante disso, também farei uma representação à PGR para que seja investigado o suposto crime de abuso de autoridade por parte do Governo Federal. O Brasil não pode ser representado em um evento oficial por quem não foi eleito pelo povo, já basta o uniforme vergonhoso”, acrescentou o deputado.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade