A deputada estadual Marta Gonçalves (PL-CE), que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, é uma das parlamentares que assinaram um projeto de lei para homenagear o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ela apoiou a proposta junto com deputados estaduais da esquerda. A homenagem, que concedeu o título de cidadão honorário do estado a Dino, é de autoria do líder do governo de Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT-CE).
O ministro esteve no estado nesta quinta-feira (16) e recebeu a homenagem em um encontro com o governador. O texto foi aprovado no início deste mês, mostrou a apuração do portal Metrópoles e do jornal O Globo. Durante as eleições do ano passado, Marta apoiou Bolsonaro. “Tivemos a alegria de inaugurar, com grande participação da população, o comitê do nosso presidente Bolsonaro no Eusébio. Estamos trabalhando, incansavelmente, para mostrar aos cearenses que fazer a escolha certa é votar Bolsonaro 22 no dia 30 de outubro”, disse a parlamentar em uma postagem no Instagram em 18 de outubro de 2022.
Dino é alvo de críticas da família Bolsonaro e seus apoiadores. O ex-presidente condenou as falas do ministro sobre liberdade de expressão e sobre a atuação da Polícia Federal. Dino também é duramente criticado pela oposição por suas declarações e embates em comissões. Nesta semana, senadores e deputados da oposição ao governo criticaram a participação da esposa do líder do Comando Vermelho no Amazonas em duas reuniões no Ministério da Justiça neste ano. Eles afirmaram que pretendem apresentar mais um pedido de impeachment contra o ministro.
Para Dino, o escândalo “é um desespero político de quem está insatisfeito com o combate ao crime organizado que nós estamos fazendo". Além disso, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) já afirmou que não irá apoiar uma possível indicação do ministro ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dino é considerado uma dos favoritos à vaga deixada por Rosa Weber.
Marta Gonçalves foi a única deputada da bancada do PL a apoiar a homenagem ao ministro na Alece. Ela é casada com o presidente estadual da sigla, Acilon Gonçalves. Não é a primeira vez que um parlamentar do PL do Ceará apoia um desafeto de Bolsonaro, o deputado federal Yury do Paredão foi expulso do partido após ser fotografado "fazendo o L" ao lado de dois ministros do governo Lula.
A Gazeta do Povo entrou em contato com a deputada estadual Marta Gonçalves (PL-CE), mas até a publicação desta matéria ela não retornou. O espaço segue aberto para manifestações.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF