O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta quinta-feira (5) ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.
O petista está em Montevidéu, no Uruguai, para participar da 65ª Cúpula do Mercosul, marcada para esta sexta (6). Lula disse que o ex-mandatário é a “pessoa mais extraordinária”. O encontro ocorreu na Chácara Mujica-Topolansky, na região metropolitana de Montevidéu.
“A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”, disse o presidente brasileiro.
“Essa é a comenda mais importante do Brasil. Essa medalha que estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. Posso dizer que de todos os muitos presidentes que conheci, que tive amizade, o Pepe é a pessoa mais extraordinária”, acrescentou.
Mujica chegou a visitar Lula quando o petista estava preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Aliados de longa data, o ex-presidente do Uruguai disse não ser “um homem de prêmios”, mas agradeceu Lula pela amizade.
“Eu agradeço, querido. Não sou um homem de prêmios e medalhas. Sou um homem do povo. Obrigado por termos nos encontrado nessa caminhada”, disse Mujica, que presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que, “no encontro com o amigo, Lula salientou o retorno do Brasil ao cenário internacional" e "destacou que o Brasil irá receber em 2025 a COP30, conferência do clima que será realizada em Belém (PA), e a cúpula do BRICS".
A expectativa é que a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia seja anunciada durante a cúpula. O ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Omar Paganini, afirmou que os países membros do Mercosul chegaram a um consenso sobre o acordo de livre comércio.
Além disso, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que “a linha de chegada” do acordo “está à vista”, após um quarto de século de negociações. Ela ressaltou que esse é o “maior acordo de comércio e investimento já visto” e que “ambas as regiões serão beneficiadas”.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF