Ricardo Barros (PP-PR) disse que a Carta de 1988 já tornou o Brasil ingovernável e que o país precisa de uma nova constituição
***) Com o apoio de quase 80% dos eleitores, os chilenos aprovaram a redação de uma nova Constituição para o país. A decisão saiu de um plebiscito realizado no último domingo (25).
O fato parece ter inspirado o líder do Governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros, a trazer o assunto à tona aqui para o Brasil. Em declarações dadas nesta segunda-feira, dia 26, Barros disse que a Carta Magna atual torna o país ingovernável, além de fomentar o ativismo político do Poder Judiciário. A atual Constituição brasileira é de 1988.
Segundo o deputado, apenas reformar a Constituição, através de propostas de emenda constitucional (PECs), não dará ao Brasil condições de adquirir governabilidade no longo prazo.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa os motivos que levam o líder do Governo a defender a ideia de uma nova Constituição para o Brasil. O programa também relembra outras vezes em que esse tema veio à tona recentemente aqui no país. Minha convidada é a Kelli Kadanus, editora de República da Gazeta do Povo, em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.