A Polícia Federal cumpre um mandado de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nesta terça (28) em Goiás e Piauí na 21ª fase da Operação Lesa Pátria. Ao todo, sete pessoas são investigadas nesta nova fase da operação, que busca supostos envolvidos nos atos de 8 de janeiro que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Segundo a PF, dois mandados são cumpridos na cidade goiana de Niquelândia, enquanto que outros cinco são em Teresina, capital piauiense. A autoridade, no entanto, não explicou onde o mandado de prisão preventiva está sendo cumprido e nem a participação do envolvido nos atos.
A operação como um todo busca pessoas que incitaram, participaram ou fomentaram o vandalismo contra o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Os envolvidos nesta fase da operação são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
A operação desta terça (28) ocorre exatamente uma semana depois da deflagração da 20ª fase da investigação, que cumpriu 12 mandados contra 10 pessoas na Paraíba e no Mato Grosso. Informações preliminares apontam que os investigados naquela fase teriam incitado os protestos pelas redes sociais e angariado recursos para bancar o transporte de manifestantes a Brasília.
Com a 21ª fase da operação, a PF terá cumprido 89 mandados de prisão e 373 de busca e apreensão, além da abertura de 17 inquéritos.
Mais informações em instantes.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião