Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iniciativa Dex

Nova organização de direita tenta influenciar políticas e organizar pensamento conservador no país

General da reserva Italo Avena
Empresários e militares da reserva lançam think tank de direita Iniciativa Dex (Foto: Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Um grupo de empresários, advogados, médicos, militares da reserva e policiais lançou uma organização para agregar e articular grupos e movimentos de direita para defender a soberania do Estado Brasileiro. Defensor do liberalismo econômico e dos valores do conservadorismo, o think tank Iniciativa DEX iniciou suas atividades nesta segunda-feira (27).

De cunho educacional-estratégico, a instituição sem fins lucrativos reúne uma equipe multidisciplinar empenhada em mobilizar e instruir cidadãos que inspirem e pratiquem o amor à pátria, à família e ao conhecimento.

O think tank foi pensado para atuar em um contexto de restrição de liberdade de expressão, ativismo judiciário, notícias falsas propagadas por "agências de checagem" e perseguição a movimentos de direita catalizados pelas manifestações de 8 de janeiro. Suas principais atividades devem ser o combate a notícias falsas e a promoção da liberdade de expressão e "agregar grupos de direita que pensam o Brasil de maneira honesta", afirmou Julio Fróes, diretor de comunicação do instituto.

O think tank surge após o enfraquecimento de grupos de direita que tiveram seu auge na década anterior, como o MBL e o Vem Pra Rua, que perderam apoio ao se indispor com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em seu perfil no Instagram, o Dex traz explicações de termos como caos social e globalismo, com o objetivo de informar a população sobre o que de fato ocorre no mundo, elencando os principais atores da chamada guerra híbrida, um conceito chave para entender a atualidade.

“As pessoas estão sentindo que o mundo está ao contrário. Elas precisam entender a origem de tudo isso para se organizar, resistir e agir diante do que está ocorrendo”, afirmou o presidente da Iniciativa Dex, Ítalo Avena.

Com sede em Brasília, o novo think tank conta com 22 núcleos em todo o país. Ele não recebe financiamento público nem de organizações do exterior, sendo mantido apenas pelos seus associados.

Assim como organizações similares nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, o Dex tem o objetivo de elaborar estudos e gerar discursões que possam, de fato, interferir nas políticas públicas em nosso país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.