#267 - Primeira parte da proposta de reforma tributária do Governo Federal inclui a unificação de impostos federais
***) O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou nesta terça-feira (21) a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo ao Congresso.
O principal nome da equipe econômica se reuniu por mais de uma hora com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O projeto de lei prevê a unificação dos tributos federais PIS e Cofins em um único imposto sobre valor agregado (IVA).
A expectativa é de que o governo ainda encaminhe projetos com alterações, por exemplo, no Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além da desoneração da folha de salários (com criação de um imposto sobre pagamentos, aos moldes da antiga CPMF).
O governo vinha desde o ano passado adiando sucessivamente a apresentação do texto, o que irritou os congressistas. Duas propostas de alterações no sistema tributário já tramitam no Congresso: as propostas de emenda à Constituição (PECs) 45, da Câmara, e 110, do Senado.
Este episódio do podcast 15 Minutos detalha a entrega da primeira parte da proposta de reforma tributária do governo Bolsonaro. A convidada é Giulia Fontes, editora de República da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo. #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF