Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Administração Pública

Novo apresenta emenda para barrar mudança em cargos públicos prevista em MP de Lula

Marcel van Hatten (Novo)
Marcel van Hatten (Novo) afirma que MP visa atender interesses políticos do governo Lula (Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados)

Ouça este conteúdo

Após a publicação da Medida Provisória 1.181/2023, que visa transformar cargos de nível médio em superior e converter vagas efetivas em função de confiança na administração pública, a bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados tomou uma iniciativa para impedir essas alterações e apresentou uma emenda supressiva.

O dispositivo suprime os artigos 22 e 23 da MP, os quais tratam da transformação de 13.375 cargos efetivos vagos do Poder Executivo existentes atualmente em 6.692 cargos efetivos vagos e 2.243 cargos em comissão em funções de confiança.

“A substituição na Administração Pública de cargos efetivos, que requerem a realização de concurso público, por cargos em comissão para atender interesses políticos do governo Lula atenta contra o interesse público e contra a própria Constituição”, afirmou o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) na justificativa na emenda.

O Novo também defende a redução de gastos no setor público, alegando que o ideal seria a extinção cargos pelo Executivo.

“O governo fala em criação de imposto, taxação de setores produtivos e ao mesmo tempo cria mais de 2 mil cargos comissionados, quando deveria estar reduzindo gastos para conseguir fechar as contas da máquina pública”, acrescentou van Hattem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.