A bancada do Novo na Câmara dos Deputados apresentou nesta terça-feira (19) uma emenda para extinguir a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, na estrutura organizacional da Advocacia-Geral da União. A sugestão será incluída na votação da Medida Provisória 1.167/23 do governo federal, que cria o Ministério do Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas. A MP aguarda votação no plenário da Câmara.
De acordo com o partido, a criação da procuradoria com o intuito de promover o enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas “é na prática um fundamento para a instrumentalização da censura daqueles que fazem oposição ao governo”.
“Trata-se, portanto, de um órgão que nasce falsamente com a ideia de defender a democracia, quando a intenção é notadamente o oposto”, destaca a bancada do Novo.
Na proposta de emenda, o partido reescreve um dos artigos do decreto publicado pelo presidente da República, no início do governo, de forma que fique proibido, por parte dos entes públicos, a instauração ou solicitação de instauração de demanda ou procedimento para limitar ou restringir a manifestação de expressão e de opinião de qualquer pessoa.
“Propomos a presente Emenda, para vedar a Presidência da República e seus órgãos a instaurarem demanda ou procedimento contra jornalistas e qualquer outro cidadão. O peso do governo na sociedade é gigantesco e não pode ser usado indevidamente como meio de coibir, restringir ou influenciar a livre manifestação de expressão e de opinião por qualquer pessoa”, explicam os deputados do Novo na justificativa da emenda.
Como sugestão ao novo texto, a sigla pede a vedação para que presidência da República, ministérios e demais órgãos e entidades da administração pública direta e indireta tenham como atribuição ou atuem, ainda que indiretamente, para limitar, reduzir ou restringir a manifestação de expressão e de opinião de qualquer pessoa, em respeito aos direitos fundamentais da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, fundamentais no regime democrático.
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Corte de gastos do governo: quais as medidas que Haddad pode anunciar nesta quarta
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF