# Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro entraram em vigor nesta segunda-feira (12); para especialista, alterações podem passar mensagem de leniência com motoristas infratores
***) Novas e importantes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro entraram em vigor nesta segunda-feira, dia 12 de abril.
As principais alterações estão relacionadas à validade da Carteira Nacional de Habilitação e à mudança no sistema de pontos para a suspensão da carteira.
Validade da carteira com o novo Código de Trânsito
Sobre a validade da carteira: motoristas com até 50 anos de idade passam a ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida por 10 anos. Já os condutores com idades entre 50 e 70 anos mantêm-se com o documento válido por 5 anos, como é atualmente. Aqueles que tiverem acima de 70 anos precisarão renovar a carteira de motorista a cada três anos.
Sistema de pontuação
Em relação à pontuação: a partir de agora, a lei determina um sistema que estabelece 20, 30 ou 40 pontos para a suspensão da CNH, conforme haja infrações gravíssimas cometidas nos últimos 12 meses.
São três classificações: terá a carteira suspensa com 40 pontos o motorista que não tiver nenhuma infração gravíssima; com 30 pontos aquele que tiver uma infração gravíssima e com 20 pontos o condutor que tiver duas ou mais infrações dessa gravidade.
Este episódio do podcast 15 Minutos detalha e analisa as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. O convidado é o engenheiro e especialista em Trânsito, Celso Mariano.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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