- Novo Código Eleitoral prevê quarentena de 4 anos para militares, policiais, juízes e integrantes do Ministério Público que quiserem se candidatar nas eleições
*) A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada da quinta-feira, dia 16, a votação do projeto que cria o novo Código Eleitoral.
Mas, para entrar em vigor, o texto precisa passar pelo Senado, onde os senadores demonstram resistências.
Políticos favoráveis às mudanças nas eleições têm pressa. Afinal, para valer já em 2022, o projeto do novo Código Eleitoral precisa ser aprovado pelos senadores e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro até 1º de outubro desse ano.
São várias alterações. Entre elas, houve uma surpresa final na Câmara: a reinclusão da quarentena para juízes e policiais. Essa medida, no entanto, só passaria a valer nas eleições de 2026.
Para detalhar o que muda nas eleições com o novo código, caso ele seja aprovado definitivamente, o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo que acompanhou a votação em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião