- Novo Código Eleitoral prevê quarentena de 4 anos para militares, policiais, juízes e integrantes do Ministério Público que quiserem se candidatar nas eleições
*) A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada da quinta-feira, dia 16, a votação do projeto que cria o novo Código Eleitoral.
Mas, para entrar em vigor, o texto precisa passar pelo Senado, onde os senadores demonstram resistências.
Políticos favoráveis às mudanças nas eleições têm pressa. Afinal, para valer já em 2022, o projeto do novo Código Eleitoral precisa ser aprovado pelos senadores e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro até 1º de outubro desse ano.
São várias alterações. Entre elas, houve uma surpresa final na Câmara: a reinclusão da quarentena para juízes e policiais. Essa medida, no entanto, só passaria a valer nas eleições de 2026.
Para detalhar o que muda nas eleições com o novo código, caso ele seja aprovado definitivamente, o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo que acompanhou a votação em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF