Ouça este conteúdo
O oitavo voo para a repatriação de brasileiros que estão em Israel foi confirmado pelo governo na quinta (19) e decola no final da tarde desta sexta (20) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo o governo, a expectativa é trazer mais um grupo de pessoas que aguarda resgate em Tel Aviv.
A previsão é de que o voo retorne ao Rio no domingo (22) e pouse na madrugada de segunda (23). Para este resgate será usado novamente uma aeronave KC-30 (A330-200) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo informou o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, outro voo vai partir na segunda (22) para a repatriação de brasileiros em Israel. Após estes dois últimos resgates, não há outros previstos de acordo com o Itamaraty.
Há, ainda, a expectativa que 15 estrangeiros de países latino-americanos sejam trazidos nestes próximos voos.
Desde o início da operação Voltando em Paz, já foram resgatados 1.135 brasileiros de Israel. Por outro lado, o grupo de cerca de 30 nacionais e estrangeiros parentes diretos que estão em Gaza ainda aguarda a abertura da fronteira com o Egito para ser repatriado.
O voo que fará a repatriação deste grupo segue no aeroporto do Cairo à espera da autorização para resgate. O Itamaraty informou que os veículos que farão o transporte dos brasileiros das cidades de Khan Younis e Rafah até a fronteira e, após a passagem, até o aeroporto que será usado, seguem de prontidão.
A guerra entre Israel e o Hamas entrou no 14º dia desde os ataques do grupo terrorista e já soma mais de 5 mil mortos. A região de Gaza segue sitiada pelo exército israelense e sem o acesso de ajuda humanitária, que deve ter uma permissão limitada ainda nesta sexta (20).