O oitavo voo para a repatriação de brasileiros que estão em Israel foi confirmado pelo governo na quinta (19) e decola no final da tarde desta sexta (20) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo o governo, a expectativa é trazer mais um grupo de pessoas que aguarda resgate em Tel Aviv.
A previsão é de que o voo retorne ao Rio no domingo (22) e pouse na madrugada de segunda (23). Para este resgate será usado novamente uma aeronave KC-30 (A330-200) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo informou o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, outro voo vai partir na segunda (22) para a repatriação de brasileiros em Israel. Após estes dois últimos resgates, não há outros previstos de acordo com o Itamaraty.
Há, ainda, a expectativa que 15 estrangeiros de países latino-americanos sejam trazidos nestes próximos voos.
Desde o início da operação Voltando em Paz, já foram resgatados 1.135 brasileiros de Israel. Por outro lado, o grupo de cerca de 30 nacionais e estrangeiros parentes diretos que estão em Gaza ainda aguarda a abertura da fronteira com o Egito para ser repatriado.
O voo que fará a repatriação deste grupo segue no aeroporto do Cairo à espera da autorização para resgate. O Itamaraty informou que os veículos que farão o transporte dos brasileiros das cidades de Khan Younis e Rafah até a fronteira e, após a passagem, até o aeroporto que será usado, seguem de prontidão.
A guerra entre Israel e o Hamas entrou no 14º dia desde os ataques do grupo terrorista e já soma mais de 5 mil mortos. A região de Gaza segue sitiada pelo exército israelense e sem o acesso de ajuda humanitária, que deve ter uma permissão limitada ainda nesta sexta (20).
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF