O secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Diego Galdino de Araújo, foi exonerado do cargo nesta quinta (11) poucas horas antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar quem deve ser o novo ministro da pasta.
A expectativa é de que o anúncio ocorra perto da hora do almoço logo após uma reunião que ele terá com Flávio Dino e o ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, o mais cotado para assumir a vaga.
Galdino é apontado como o “número 3” do ministério e o braço direito de Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta que também era cotado para assumir o comando. A exoneração de Galdino foi publicada no Diário Oficial da União (veja na íntegra) sem citar se teria sido a pedido ou por iniciativa da pasta.
A exoneração foi assinada pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, e abre espaço para que o futuro ministro nomeie nomes próprios para assumirem cargos considerados importantes, como se discutia entre aliados de Lula e de Lewandowski. Segundo informações de bastidores, o ministro aposentado do STF aceitaria o convite do presidente desde que pudesse fazer as próprias indicações.
A dúvida para se confirmar Lewandowski no cargo era com o que fazer com Cappelli, que havia mostrado interesse em continuar no cargo de “número 2” da pasta.
O nome de Lewandowski começou a circular com força no ano passado após a confirmação da indicação de Dino ao STF, inclusive tendo viajado com Lula ao Oriente Médio.
No entanto, Cappelli também ganhou projeção por comandar, entre outras operações, a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal durante os atos de 8 de janeiro de 2023 – ele era um dos nomes preferidos de Dino para assumir a pasta.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF