Você certamente cresceu sabendo que o Brasil tem apenas 26 estados, além do Distrito Federal. Mas algumas propostas que tramitam há tempos no Congresso querem ampliar esse número e criar novas unidades dentro da federação.
A depender dessas ideias, Tapajós, Carajás, Maranhão do Sul, Pampa, Guanabara e tantos outros territórios virariam novas estrelas na constelação da bandeira brasileira. E as razões para esses movimentos separatistas dentro da organização atual são várias, sendo a principal delas uma forma de redistribuir recursos e atender localidades que, hoje, acabam sendo negligenciadas pelos governos estaduais.
O exemplo mais recente disso é a discussão sobre a criação do Tapajós, um estado que ficaria a oeste do Pará e englobaria 23 cidades na divisa com o Amazonas. O debate em torno da proposta não é nada novo, mas a argumentação é justamente valorizar municípios que acabam sendo negligenciados por governo hoje situado em Belém por ficarem mais distantes da capital.
Mas quais as chances de essas ideias saírem do papel? Por que há a insistência nessas propostas? E quais as dificuldades em tornar isso possível? Este episódio do podcast 15 Minutos recebe Olavo Soares, repórter da Gazeta do Povo em Brasília, que explica todos os trâmites e curiosidades sobre essa possibilidade.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.