O aumento das tensões entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é apenas mais um capítulo da crescente desconfiança que parte da população tem com o Judiciário. Ao longo dos últimos anos, vimos aumentar as críticas a várias decisões tomadas por juízes, desembargadores e até ministros, o que fez com que o termo ativismo judicial fosse rapidamente incorporado ao nosso vocabulário.
Mas isso realmente existe ou é apenas mais uma narrativa criada para esse Brasil polarizado? Para descobrir, o podcast 15 Minutos de hoje recebe Thaméa Danelon, procuradora da República, professora e colunista da Gazeta do Povo, para explicar como decisões de membros do Judiciário movidas por razões que vão além da lei podem criar um cenário de instabilidade que não é bom para ninguém.
VEJA TAMBÉM:
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.