A reforma política em discussão no Congresso Nacional trouxe como proposta o chamado voto distritão. A polêmica está justamente no impacto que essa medida pode trazer para a escolha de vereadores e deputados estaduais e federais.

CARREGANDO :)

Mas o que é esse distritão e quais as chances de isso ser aprovado? Entenda em um minuto.

O que é o voto distritão e como isso pode mudar a política atual?

Você com certeza já se perguntou porque um vereador ou deputado bem votado não foi eleito.

Publicidade

No sistema atual, esses cargos são eleitos pelo voto proporcional. Basicamente, o voto vai para o partido, que distribui entre seus candidatos.

A proposta do distritão é mudar isso para o voto majoritário, ou seja, da mesma forma que é hoje para prefeitos, governadores e presidentes.

Em outras palavras, seriam eleitos os mais votados, independentemente do voto nos partidos.

O problema é que o assunto está longe de ser um consenso no Congresso Nacional. Para quem defende o distritão, a medida é uma forma de se opor ao sistema proporcional com clausula de barreira, que inviabiliza candidaturas de partidos pequenos.

Por outro lado, quem é contra afirma que o distritão beneficia o personalismo do candidato e quem tem mais dinheiro. Basicamente, quem tiver mais dinheiro para bancar uma candidatura de peso tem mais chances de se eleger.

Publicidade

Por isso, muitos deputados já propõem caminhos alternativos, como o voto distrital misto ou mesmo a federação partidária.