- Episódio do podcast 15 Minutos analisa os riscos de o BNDES retomar empréstimos para países vizinhos.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil, voltarão a financiar obras e serviços em outros países. A novidade pegou muita gente de surpresa e gerou algumas reações negativas no mercado, principalmente pelos riscos envolvidos nesse tipo de operação.
Até porque esses empréstimos aos "amigos" latino-americanos foram uma marca dos governos petistas anteriores e resultaram em um calote de mais de US$ 2 bilhões, além do envolvimento com empresas investigadas na Operação Lava-Jato. Por isso mesmo, a desconfiança desse retorno é enorme — ainda mais em um momento em que a economia global não é nada favorável, o que só aumenta as chances de o Brasil não ver esse retorno.
Por outro lado, há quem veja nessa política uma forma de o país recuperar não só um protagonista regional, como também de se posicionar geopoliticamente aos avanços da China no continente — uma jogada que pode ser tão vantajosa no futuro quanto arriscada.
E para entender tudo o que está em jogo, o podcast 15 Minutos analisa o cenário atual e discute as reações do mercado diante da proposta. Para isso, converso com Guilherme Grandi, repórter de Economia na Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Durval Ramos.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF