- Após a invasão à Igreja do Rosário, em Curitiba, pelo menos três pedidos de cassação contra o vereador Renato Freitas (PT) já foram protocolados na Câmara.
*) O caso da invasão da Igreja do Rosário, no centro histórico de Curitiba, segue repercutindo. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, falou sobre o tema na terça-feira (8), criticando o fato em vídeo publicado nas redes sociais.
O governador anunciou que, a pedido do delegado-geral da Polícia Civil, uma delegada já foi designada para o inquérito.
Para quem não acompanhou o caso: no último sábado (5), um grupo realizava uma manifestação do lado de fora da igreja. Eles cobravam justiça para os assassinatos de dois homens negros no Rio de Janeiro: o caso do congolês Moïse, espancado e morto em um quiosque na Barra da Tijuca, e o de Durval Teófilo Filho, morto pelo vizinho, um sargento da Marinha, em São Gonçalo (RJ).
O grupo acabou invadindo a Igreja do Rosário, para reclamação do padre Luis Haas e de alguns fiéis.
Na versão do vereador Renato Freitas (PT), que liderou o movimento, a missa já havia sido encerrada quando o grupo entrou no espaço. "Não houve invasão à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, pois ela se encontrava aberta e a missa já havia terminado", afirmou Freitas, no Twitter.
Em nota, a Arquidiocese de Curitiba repudiou o que classificou como "profanação injuriosa". Ainda segundo a Arquidiocese, "a Lei e a livre cidadania foram agredidas", mas que "não se quer “politizar”, “partidarizar” ou exacerbar as reações".
Vereador que invadiu igreja é alvo de pedidos de cassação
Além das apurações a serem feitas no âmbito policial, o caso, claro, tem bastante repercussão política. São pelo menos 3 os pedidos de cassação do mandato do vereador.
E o que pode acontecer com ele no legislativo? Ele pode mesmo ser cassado? Ou alvo de outra punição?
Para falar sobre esse tema o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o colunista de política da Gazeta do Povo, Roger Pereira. Ele explica como irão tramitar os pedidos de cassação e relembra outras polêmicas que envolvem o vereador.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF