Aprovada pelo Congresso Nacional, a PEC Emergencial vai promover um ajuste fiscal "meia-sola"; medida viabiliza também o retorno do auxílio emergencial
***) Finalmente foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial. Não sem antes passar por um processo de desidratação no Congresso.
São dois aspectos bastante importantes na PEC Emergencial: ela viabiliza o retorno do auxílio emergencial em 2021 e prevê medidas de contenção de gastos.
PEC Emergencial viabiliza volta do auxílio; ajuste nas contas é "meia-sola"
É neste segundo tema que ocorreram as principais derrotas do projeto original. Entre elas, a principal concessão foi liberar as progressões e promoções para todos os servidores públicos, mesmo em caso de calamidade ou descontrole das contas.
Por outro lado, o governo conseguiu manter no texto o congelamento do salário dos servidores, que trará economia significativa aos cofres públicos quando for acionado através dos chamados gatilhos que estão previstos na legislação.
Sobre o auxílio emergencial o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que ele terá quatro parcelas, com valor de R$ 250 cada.
Com tudo isso, o que sobrou da PEC Emergencial? É esse o tema deste episódio do podcast 15 Minutos que recebe a Jéssica Sant’Ana, editora de Economia da Gazeta do Povo, em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião