O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o "sonho do pobre" do Nordeste é morar no Sul do país. A declaração ocorreu durante o painel "Defesa Nacional, presente e futuro do Brasil", promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).
"Digo que nós somos cinco países, nem os pobres são os mesmos nesse país. O sonho do pobre no Nordeste é ser pobre no Sul, que vai viver numa região diferente", disse. O ministro, que é pernambucano, comentava sobre como o Brasil, um país extenso, enfrenta problemas em cada região.
Após a repercussão, o Ministério da Defesa afirmou, em nota, que Múcio teve a intenção de "ressaltar que a diferença da renda per capita entre Nordeste e as regiões Sul e Sudeste é injusta e precisa acabar", informou o jornal O Globo. Durante o mesmo evento, Múcio disse ainda que não houve um "grande líder" por trás dos atos de vandalismo de 8 de janeiro.
"Havia vontades individuais que houvesse um golpe. Mas não havia um líder. Algum militar do Exército, algum militar da Aeronáutica, algum militar da Marinha queria golpe? Acredito que sim. Mas as pessoas que vieram para a Praça dos Três Poderes no dia 8 não saíram de lá [do acampamento em Brasília]. Foi gente de fora estimulada por irresponsáveis, baderneiros. As Forças Armadas não participaram", afirmou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF