Sessenta e seis brasileiros e três mulheres bolivianas retornaram ao Brasil na manhã deste sábado (21) no oitavo voo de repatriação de cidadãos que pediram ajuda para sair de Israel. Com este resgate, a operação Voltando em Paz já soma 1.201 pessoas resgatadas do país desde o início dos conflitos, no último dia 7 de outubro.
Segundo o governo, o avião KC-390 da Força Aérea Brasileira pousou em Recife nas primeiras horas da manhã, deixando dois passageiros, e terminou o voo no Rio de Janeiro horas depois, onde desembarcaram outras 67 pessoas. Com eles, também foram trazidos nove animais de estimação.
Além deste voo, um nono decolou do Rio de Janeiro no final da tarde de sexta (20) e pousou em Roma também na manhã deste sábado (21), onde faz uma parada técnica até ser autorizado a voar para Tel Aviv, onde outro grupo de brasileiros e estrangeiros deve ser resgatado. A previsão é de que pouse no Brasil na madrugada de segunda (23).
Segundo o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, serão resgatados 176 brasileiros e 15 estrangeiros da Argentina, Paraguai e Uruguai. Este, em princípio, é o último voo de repatriação, mas a operação pode ser retomada se mais cidadãos pedirem ajuda para retornar ao país.
Por outro lado, o sexto voo de repatriação para resgatar brasileiros em Gaza ainda aguarda liberação das autoridades do Egito, já que a saída deles será feita pela fronteira entre o território conflagrado e o país. O avião cedido pela Presidência da República segue à espera no Cairo para o resgate de cerca de 30 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros parentes diretos.
O Itamaraty informou que os veículos que farão o transporte dos brasileiros das cidades de Khan Younis e Rafah até a fronteira e, após a passagem, até o aeroporto que será usado, seguem de prontidão.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF