Ouça este conteúdo
Este conteúdo foi corrigido
A Câmara dos Deputados marcou para 1º de setembro uma sessão solene que vai homenagear o escritor Olavo de Carvalho, falecido em janeiro do ano passado. O requerimento para a homenagem foi aprovado pela Mesa Diretora da casa na última quarta (12) a pedido da deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e assinando junto do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), líder do partido.
O requerimento, no entanto, não justifica o motivo da sessão, apenas que o pedido está embasado no regimento interno da Câmara que versa que a casa “poderá realizar sessão solene para comemorações especiais ou recepção de altas personalidades”. A sessão será às 10h.
Olavo de Carvalho morreu no dia 24 de janeiro de 2022, aos 74 anos. A causa da morte não foi informada pela família. O escritor e filósofo autodidata teve forte influência na direita brasileira por seu perfil conservador.
Em 2002, fundou o site Mídia sem Máscara, que se tornou o primeiro veículo relevante na internet brasileira a refutar uma visão esquerdista da imprensa, reunindo nomes que se filiariam a um novo movimento do conservadorismo brasileiro.
Em 2005, mudou-se do Paraná para os Estados Unidos, passando a viver em Richmond, no interior do estado da Virgínia. Lá, pode dar vazão a um dos que se tornou seus principais hobbies, a caça.
Nos EUA, continuou colaborando com jornais brasileiros, notadamente O Globo, até sua demissão. Com o fim de sua coluna, passou a se dedicar com mais afinco ao curso de filosofia online, que ministrou até o fim da vida.
A primeira versão da matéria informava que a sessão seria em 28 de julho, mas a data correta é 1º de setembro. O texto foi corrigido às 17h05.
Corrigido em 14/07/2023 às 17:06