Sem leitos, governo deve utilizar navios e sub-sedes para COP-30| Foto: divulgação/Agência Pará
Ouça este conteúdo

O secretário-executivo do clima da Organização das Nações Unidas, Simon Stiell, disse que Belém (PA) precisa superar muitos desafios relacionados à infraestrutura para poder receber a Conferência de Clima (COP), em novembro de 2025. A declaração foi feita durante encontro da Cúpula da Amazônia nesta terça-feira (8).

CARREGANDO :)

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Stiell disse que sua ida à cidade serviu para ter noção da infraestrutura local. “Em termos de adequação para sediar uma conferência internacional e, especificamente, a COP30, há muitas considerações logísticas que o governo precisa resolver”, afirmou.

Segundo o secretário, a ONU planeja enviar uma equipe à cidade para avaliar a viabilidade para sediar o evento. Alguns especialistas locais apontaram que para conseguir acomodar todas as pessoas que virão para a COP 30, Belém teria que providenciar acomodações em navios.

Publicidade

O maior interesse do chefe do Executivo com a COP 30 em Bélem está na implementação de ações sociais no Pará e em barganhar a vinda de recursos internacionais para programas locais, de olho no calendário eleitoral - o evento em 2025 será às vésperas do pleito presidencial de 2026.