O secretário-executivo do clima da Organização das Nações Unidas, Simon Stiell, disse que Belém (PA) precisa superar muitos desafios relacionados à infraestrutura para poder receber a Conferência de Clima (COP), em novembro de 2025. A declaração foi feita durante encontro da Cúpula da Amazônia nesta terça-feira (8).
Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Stiell disse que sua ida à cidade serviu para ter noção da infraestrutura local. “Em termos de adequação para sediar uma conferência internacional e, especificamente, a COP30, há muitas considerações logísticas que o governo precisa resolver”, afirmou.
Segundo o secretário, a ONU planeja enviar uma equipe à cidade para avaliar a viabilidade para sediar o evento. Alguns especialistas locais apontaram que para conseguir acomodar todas as pessoas que virão para a COP 30, Belém teria que providenciar acomodações em navios.
O maior interesse do chefe do Executivo com a COP 30 em Bélem está na implementação de ações sociais no Pará e em barganhar a vinda de recursos internacionais para programas locais, de olho no calendário eleitoral - o evento em 2025 será às vésperas do pleito presidencial de 2026.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF